Cobertura DDW 2012 | Digestive Disease Week

Intestino (A)

Dr. Mauro Bafutto

CRM: GO 4705

  • Professor da disciplina de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – FMUFG
  • Diretor Clínico e Investigador Principal do Instituto Goiano de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva
 

Novos conceitos e condutas na doença diverticular dos cólons, celíaca, funcionais e inflamatórias

Por Mauro Bafutto / 29.05.2012 - 11:57hrs

O DDW 2012 terminou. A sensação é como a de sair de um grande teatro, onde a peça principal transforma imaginação em ciência e ciência em medicina. Com certeza, trouxemos na bagagem, além das compras no comércio de San Diego, mais conhecimento, informação, novas ideias e perspectivas.

O DDW apresentou uma programação interessante, com muita ênfase nas áreas de fisiopatologia. A respeito das doenças intestinais, o assunto preferido foi o microbioma e a permeabilidade intestinal. Também foram apresentados novos conceitos e condutas na doença diverticular dos cólons, na doença celíaca, nas doenças funcionais e inflamatórias.

Com relação ao câncer colorretal (CCR), observamos uma boa presença do tema na programação, mas com poucas novidades. O foco foi dado para técnicas de preparo intestinal, o que contribui muito para os resultados do exame colonoscópico. Também foram debatidos aspectos comparativos entre a colonoscopia e a colonografia por tomografia computorizada. No geral, a colonoscopia mostrou, mais uma vez, superioridade e continua reinando como procedimento de escolha para o diagnóstico e vigilância do CCR. Neste aspecto, vale ressaltar um estudo alemão1, que contrariando os guidelines atuais, sugeriu que um exame colonoscópico de screenig negativo implicaria em proteção para aparecimento de CCR por mais de 20 anos. O estudo foi comentado pelo Prof. Douglas K. Rex, da Indiana University Hospital, durante sua apresentação no curso pré-congresso.

Chegando ao Brasil, é hora de desfazer as malas e poder desfrutar nos nossos consultórios, nas enfermarias, nas aulas, nos projetos e pesquisas tudo que adquirimos neste evento.

E que venha 2013! E, desde já, vamos nos preparar para assistir e participar deste grande teatro chamado DDW, no qual ciência, sonhos e realidade se incorporam gerando um fluxo interminável de planos, perspectivas, ciência e conhecimento.
Contaminado por esta alquimia que o DDW proporciona, por que não imaginar uma edição deste importante congresso no Brasil? Talvez um dia, quem sabe… Acho que vale a pena sonhar, mas talvez esta possibilidade não seja apenas um sonho, e a realidade esteja mais próxima do que podemos imaginar.

Referência:
1. BRENNER H, CHANG CLAUDE J, SEILER CM, HOFFMEISTER M. Long term risk of colorrectal cancer after negative colonoscopy. J Clin Oncol 2011;29(28):3761-7.

< VOLTAR


COMENTE